Close Menu

Busque por Palavra Chave

Artigo | Espírito público para salvar vidas

Por: LÊ NOTÍCIAS
20/03/2021 09:12
Solon Soares/Agência AL

Por Topazio Neto*

Importantes entidades representativas de Florianópolis - Acif, CDL, Fiesc, OAB, Sinduscon, Floripa Sustentável, Acate, entre outras - com apoio técnico da Associação Catarinense de Medicina - estão dando à cidade uma demonstração de espírito público. Juntas, irão oferecer aos cidadãos da região Metropolitana (que inclui São José, Palhoça e Biguaçu) um importante serviço complementar e de apoio à rede pública municipal de saúde no atendimento exclusivo aos casos de Covid-19.

Inspiradas no modelo do Alô Saúde, da Prefeitura de Floripa, as entidades reuniram fundos e esforços para contratar um serviço que inclui telemedicina e atendimento domiciliar focado em pacientes com suspeita ou confirmação da doença. Grandes empresas privadas também já sinalizam adesão à ideia.

Esta central de atendimento se chamará Aliança pela Vida e estará disponível muito em breve a qualquer cidadão da região, com ou sem convênio de saúde. Além do serviço de orientação e acompanhamento médico à distância, a central Aliança pela Vida poderá fazer inicialmente até 25 atendimentos domiciliares por dia, iniciando o tratamento na casa do paciente quando for o caso. Esse apoio vai tirar a necessidade de muitos pacientes se deslocarem até as unidades de saúde e evitar que muitos outros precisem de internação, o que é uma ajuda importantíssima.

O prefeito Gean Loureiro participou diretamente conosco do desenho da Aliança e o que testemunhei foi uma união poucas vezes vista em torno de uma mesma causa: salvar vidas. A Prefeitura tem feito todo o possível dentro do que permite a legislação e o orçamento, aumentando leitos, horários, serviços e contratando mais profissionais. Mas, como em todo o Brasil, estamos no limite. Vamos trabalhar integrados com a Aliança no município de Florianópolis e em breve a população terá acesso a informações detalhadas sobre como funcionará o atendimento.

Muito provavelmente, Florianópolis será a primeira cidade do Brasil a ter atendimento médico gratuito domiciliar à população, um modelo que poderá ser replicado. O gesto e a ação das entidades, empresas e da classe médica que estão se doando pelo próximo são dignos de registro e agradecimento. Em meio a tanta tristeza e sofrimento, a Aliança pela Vida nos dá esperança por dias melhores.

*vice-prefeito de Florianópolis


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro